
Estágios como Laboratório de Relações outras entre Escolas e Universidades na formação docente no contexto Pandêmico (Prodocência/ UERJ – 2022/25)
Docente Coordenadora do Projeto: Sueli Lima Moreira
O projeto visa promover articulação entre formação inicial e continuada, a fim de contribuir para a adoção de uma perspectiva epistemológica “outra”? que orienta o trabalho docente, por meio da instauração de um “novo lugar institucional” (NÓVOA, 2017, p. 1.106) e da vinculação entre as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino e a pesquisa embasada em formulações de autores decoloniais, como Freire (1982), Fanon (2015), Walsh (2009), e nas Epistemologias do Sul (SANTOS, 2007, 2020).
As ações foram realizadas em 4 escolas: 1) em São Gonçalo/RJ: E. I. Brasil México e Escola Municipal Ernani Faria; 2) em Maricá/RJ: Escola Municipal Darcy Ribeiro e E.M João Monteiro.
Estágio como laboratório de “relações outras” entre escolas e universidades. Depoimentos de estagiárias/es no C.M. Ernani Faria – 2024 – Local: Youtube: https://youtu.be/7gmYjpVFDdQ?si=Jtbo649zbRqVXXrS
Educação popular na universidade . A ética das lutas sociais nas práticas de pesquisa, ensino e extensão. http://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/250558/1/Educacion-popular-N11.pdf
Coletivo Investigador . Descolonizar e Recriar a Formação Docente: um projeto coletivo. 1. ed. Curitiba: CRV Ltda, 2023. v. 100. 174p . Disponível em: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38237-descolonizar-e-recriar-a-formacao-docente-um-projeto-coletivo
SANTOS, A. F. ; Falcão, R ; MOREIRA, SUELI DE LIMA . O estágio na formação docente: um conceito em movimento. 2675-181X Revista Formação em Movimento, v. 11, p. 10-38, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/782
MOREIRA, Sueli Lima; VOLOTÃO, Graciane de Souza Rocha; SANTOS, Aldaléa Figueiredo dos. Lutas e formação para professorxs outrxs. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v.31, p.207-219, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13475/9839. Acesso em: 11 nov 2022.
Escola e universidade em redes educativas no contexto pandêmico: desafios para a escolaridade e a formação docente. (FAPERJ – 2022/24)
Coordenadoras do Projeto: Denize Sepulveda, Patrícia dos Santos e Sueli Lima Moreira
O projeto foi construído através da reunião de três grupos de pesquisa da UERJ- FFP, onde cerca de quinze professores de escolas básicas trabalham em parceria com estudantes de diversas licenciaturas e cursos de pós-graduação da UERJ. A proposta objetiva estruturar uma rede de ações colaborativas para a formação docente articulando três escolas à universidade.
Estágio como laboratório de “relações outras” entre escolas e universidades. Depoimentos de estagiárias/es no C.M. Ernani Faria – 2024 – Local: Youtube: https://youtu.be/7gmYjpVFDdQ?si=Jtbo649zbRqVXXrS
Recepção aos estagiários da Profa. Sueli Lima no Colégio Municipal Ernani Faria, realizada no dia 25 abril pelos bolsistas dos projetos Estágios como laboratório de “relações outras” (Prodocência-UERJ) e Escola e Universidade em Rede (Faperj) – Data da postagem: 10/06/2024 – Local: Instagram Escola e UERJ em rede: https://www.instagram.com/p/C8C07OoOmtY/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Portifólio apresentando uma coleção de oficinas realizadas na Escola Municipal Darcy Ribeiro nas turmas 922 e 612. – Data: 31/12/2023 – Local: Instagram Escola e UERJ em rede – www.instagram.com/reel/CzEdfTuu_uD/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Informe sobre as atividades realizadas no 1° semestre de 2023/1 – Data da postagem: 17/10/2023 – Local: Instagram Escola e UERJ em rede – https://www.instagram.com/p/CygPJYDObpi/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg==
Participação dos Bolsistas na 32° UERJ Sem Muros – Local: Instagram Escola e UERJ em rede – Data da postagem: 28 de Setembro – https://www.instagram.com/p/CxvxTi3pmOR/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Breve apresentação das oficinas realizadas no Colégio Municipal Ernani Faria, nas turmas 901 e HGV2 – Local: Instagram Escola e UERJ em rede -Data da Postagem: 19 de Setembro – https://www.instagram.com/reel/CxXwJu0A4xu/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO “ESCOLA E UNIVERSIDADE:DESAFIOS PARA A DESCOLONIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE” NO XI Fala Outra Escola: professora, presente! na UNICAMP, e no II Encontros de Pesquisas e Narrativas, no Cap UFRJ, no Rio de Janeiro – Local: Instagram Escola e UERJ em rede – Data da postagem: 15 de Setembro – https://www.instagram.com/p/CxOkYDIpNkq/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Oficina: Personagens pretos e o clareamento da cor de sua pele. Como trabalhar? – Local: Instagram Escola e UERJ em rede – Data da Postagem: 4 de Setembro – https://www.instagram.com/p/Cwxxru0AsJk/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Entrega de equipamentos no C. M. Ernani Faria
Local: Instagram da Prefeitura de São Gonçalo
https://www.instagram.com/p/CrOyjmQuMwn/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg==
Formação Docente: os estágios e as pesquisas como um lugar outro na formação docente (2016 – 2021)
A partir da compreensão de que a formação de professores é uma área do conhecimento, constituída de investigação teórica e prática, busca-se explorar as relações entre universidade e escolas, suas práticas, políticas e epistemologias.
Produções:
MOREIRA, Sueli Lima. Ao Sul, um outro lugar, para a produção de conhecimento docente. Cescontexto, v. 28, p. 60 – 66, 2021. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=32363. Acesso em: 27 ago 2021.
GONÇALVES, Carla; AREAS, Lorena Rodrigues. O olhar discente e os desafios das relações universidade-escola. Cescontexto, v. 28, p. 50-52, 2021. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=32363. Acesso em: 27 ago 2021.
VOLOTÃO, Graciane; BANDEIRA, Ruth. Redesenhando diálogos e parcerias com a Universidade e a escola. Cescontexto, v.28, p. 79 – 81, 2021. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=32363. Acesso em: 27 ago 2021.
NUNES, Michelle. Reflexões sobre a profissão docente à luz de António Nóvoa: relatos de uma professora sobre os desafios para a formação continuada. Cescontexto, v.28, p. 68 – 70, 2021. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=32363. Acesso em: 27 ago 2021.
CRUZ, G. B.; Fontoura, Helena; GONÇALVES, C. M. S.; MOREIRA, Sueli Lima. Pesquisa e participação como opção epistemológica para a formação docente. In: ENDIPE 2020, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro: Faperj, CNPq, Capes, Endipe, 2020. v. 1. p. 187-232.
Pesquisa-ação-pedagógica como opção epistemológica para a formação de professores. Algumas ideias. Disponível em: http://blog.revistanuestramerica.cl/ojs/index.php/blognuestramerica/article/view/47/60 Acesso em: 27 ago 2021.
MOREIRA, Sueli Lima; AREAS, Lorena Rodrigues. A Pesquisa-Ação Pedagógica no campo dos estágios supervisionados. Revista Estreia Diálogos, v. 8, p. 12-30, 2020. Disponível em: https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_92ab85b9fc684fae8ef3c0962d74bb83.pdf
MOREIRA, Sueli Lima. Descolonizar la formación de profesores a través de redes entre escuelas y universidades. Revista Boletín Redipe, v. 8, n. 12, p. 50–64, 2019. Disponível em: https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/899. Acesso em: 27 ago 2021.
MOREIRA, Sueli Lima. Os estudantes da escola básica e a formação docente na universidade, diálogos. Da Investigação às Práticas, 100 – 113, 2019. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/177/283. Acesso em: 27 ago 2021.
MOREIRA, Sueli Lima. Escolas e Universidades pesquisando a formação. Territórios e desterritorializações da: democracia, educação e responsabilidade social em tramas provocativas. RevistaAleph, n.30, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39257. Acesso em: 27 ago 2021.
Educação em tempos de pandemia (2020 e 2021)
Com o objetivo de compreender os desafios que professores, estudantes e responsáveis da Rede Municipal de São Gonçalo enfrentaram na pandemia do COVID-19 foram ouvidos professores, estudantes e responsáveis entre 15 de junho e 13 de julho de 2020. Os formulários foram encaminhados através de diversos grupos que tivemos acesso, obedecendo as condições exigidas não somente pela Comissão de Ética da UERJ, como da Organização Mundial de Saúde. Obtivemos 161 respostas de professores da Rede Municipal de São Gonçalo, 114 respostas dos alunos e 205 de responsáveis.
Produções:
COLETIVO INVESTIGADOR. Relatório Técnico de Pesquisa: Educação em tempos de pandemia na cidade de São Gonçalo – RJ, 2020. Disponível em: <https://380bc72f-0602-4d6d-b844-7f95f1a00bf7.filesusr.com/ugd/0aa350_bdfc72ed9457408ab65b21f2402fc0cb.pdf>. Acesso em: 27 ago 2021.
CLARO, Evelin; MOREIRA, Sueli Lima; RAMIRO, Ruth. Pandemia da covid-19: implicações para as escolas municipais na cidade de São Gonçalo/RJ, 2020. Disponível em: <https://suelidelimamoreira.files.wordpress.com/2021/08/pandemia-da-covid-19-implicacoes-para-as-escolas-municipais-na-cidade-de-sao-goncalo-rj.pdf>. Acesso em: 27 ago 2021.
NUNES, Michele Barreto. Diálogo entre universidade e escola básica: A pandemia do COVID-19 e os desafios das escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ. V Seminário de Formação Docente – Intersecção entre universidade, v.4, n. 4, 2021 Disponível em: <https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/issue/view/124/showToc>. Acesso em: 27 ago 2021.
A implementação da BNCC nas escolas de São Gonçalo (2017 e 2018)
Prevista na Constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é resultado de um longo debate da sociedade brasileira. Entretanto, observávamos que havia entre os professores muitas críticas em relação à condução deste debate bem como às condições de sua implementação. Se, por um lado, a BNCC era um documento normativo que buscava definir o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros deveriam ter para que seus direitos fossem assegurados; por outro, notávamos entre os professores a preocupação com a diminuição de suas autonomias docentes, bem como um sentimento comum em defesa da pluralidade cultural. Nessa perspectiva, tratar o Brasil como um país homogêneo de condições iguais, com um curriculum oficial capaz de atender a todos, exige, no mínimo, o debate em torno do que seria esse todo.
Fundamentados na ideia de que currículos são campos de disputas, afirmamos a urgência na valorização da escola pública frente aos violentos ataques que vêm sofrendo. Através da instauração de um espaço de pesquisa coletiva, reagimos perante as forças que insistem em gestar a escola pública sempre de fora para dentro e tomamos o cotidiano escolar como campo de pesquisa, apoiados nos conhecimentos científicos atualizados da Educação. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral investigar praticas pedagógicas em desenvolvimento nas escolas que, antes mesmo da implementação da BNCC, estivessem articuladas a ela. A pesquisa foi realizada em 12 escolas do Ensino Fundamental, com IDEBs variando entre 2,8 e 4,5, por meio de distintas ferramentas de pesquisa: rodas de conversas, entrevistas semiestruturadas e análises de documentos das escolas.
Produções:
DAMASCENDO, J. ; VIDAL, J. C. ; GOULART, V. V. ; Barbosa da Silva, Wladimir; Falcão, R ; MOREIRA, Sueli Lima. Processos coletivos de aprender e ensinar entre escolas e universidades públicas na formação docente. Revista Estreia Diálogos 2183-8402, v. 3, p. 72-89, 2018. Disponível em: <https://8835c378-42a1-4ae0-9760-5ce4b8d2d152.filesusr.com/ugd/eb8d33_30fa597f60ac4abf96b4f5c97222016d.pdf>. Acesso em: 27 ago 2021.
RAMIRO, R. ; MOREIRA, L. ; GONÇALVES, C. VII Seminário Vozes, título: “O Direito à Educação e a BNCC desafios para escolas universidade pública na formação docente”. Disponível em: <https://docero.com.br/doc/ses80c5>.
A Cultura Democrática nas escolas (2016)
A pesquisa nasceu com o objetivo de investigar as condições de que dispunham professoras/es para atuar em suas escolas no que se refere à cultura democrática no ambiente escolar. Inspirados em Ghanem (2004), recorremos ao artigo 205 da Constituição Brasileira de 1988, que determina que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988). Com base nesse artigo, estruturamos equipes que, conforme o plano de pesquisa desenvolvido previamente em coletivo, buscaram identificar as práticas pedagógicas nas 12 escolas do ensino fundamental, com IDEBs variando entre 2,8. Queríamos identificar o que se oferecia para o pleno desenvolvimento da pessoa, para a sua formação cidadã e para qualificá-la para o trabalho. Também investigávamos se havia condições para o debate livre e democrático nas comunidades escolares.
Produções:
MOREIRA, Sueli Lima. Redes de Formação como estratégia pedagógica. IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://suelidelimamoreira.files.wordpress.com/2017/07/redes-de-formac3a7c3a3o-como-estratc3a9gia-pedagc3b3gica-para-professores.pdf>. Acesso em: 27 ago 2021.
MOREIRA, Sueli Lima. Quem somos nós, professores sul-americanos em busca de formação? XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-americano, 2017. Disponível em: <https://suelidelimamoreira.files.wordpress.com/2017/07/quem-somos-nc3b3s-professores-sul-americanos-em-busca-de-formac3a7c3a3o.pdf>. Acesso em: 27 ago 2021
MOREIRA, Sueli Lima. Escolas e Universidades pesquisando a formação. Territórios e desterritorializações da: democracia, educação e responsabilidade social em tramas provocativas. RevistaAleph, n.30, 2018. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/3925>. Acesso em: 27 ago 2021.